Documentos necessários para o Casamento Religioso

A cerimônia do casamento vai depender, é  claro, da crença dos noivos. Cada qual tem seus costumes e tradições...

A cerimônia do casamento vai depender, é  claro, da crença dos noivos. Cada qual tem seus costumes e tradições, que devem ser sempre respeitados. Todas as religiões, seja qual for, obedecem a uma certa ordem, que inclui entrada, ritual da cerimônia e saída. A maioria oferece um curso de preparação para que os noivos conheçam todos os detalhes do procedimento.

No casamento católico, estabelece-se que os noivos se casem numa igreja localizada no mesmo bairro em que um deles mora, mas o casamento poderá ser realizado em outra paróquia, desde que seja paga uma taxa de transferência.

A igreja católica exige que ambos sejam batizados e façam o curso de noivos, realizado, geralmente, em apenas um fim de semana.

Para que o casamento religioso se realize sem nenhuma interferência, são necessários os seguintes documentos:

  • Certidão de batismo atualizado, de ambos os noivos;
  • Cópia da carteira de identidade dos noivos e padrinhos;
  • Comprovante de freqüência do curso dos noivos;
  • Protocolo do processo civil;
  • Dispensa emitida pela autoridade competente, caso haja algum impedimento, como parentesco de terceiro grau, religiões diferentes, etc.;
  • Autorização dos pais ou responsáveis para os noivos, caso sejam menores de 21 anos.

A entrada dos documentos pode ser protocolada na paróquia onde residem o noivo ou a noiva. Para casar fora de sua igreja, é necessário que os noivos solicitem a transferência para a paróquia escolhida.

Os noivos não batizados precisam procurar o pároco seis meses antes do casamento, para regularizar a situação, o curso de noivos também é condição obrigatória, procure então informações na secretaria de sua paróquia na Igreja Católica.

Resetar senha