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As propriedades dos alimentos

a-propriedade-dos-alimentosConheça agora as propiedades de alguns alimetos como:

  • Ovo
  • Mel
  • Leite
  • Queijo
  • Óleos Vegetais
  • Peixe
  • Arroz Integral

Ovo:

Tem grande quantidade de proteínas, minerais e vitaminas.É ótimo substituto de carnes, peixes e frangos: Dois ovos equivalem a um bife, duas fatias de presunto, um gomo de lingüiça ou duas fatias de mortadela.Sua conservação deve ser feita em geladeira, com a parte mais fina para baixo.O ovo gelado não deve ser colocado diretamente na água quente, porque a casca pode quebrar.Os ovos velhos, quando colocados na água, flutuam.O ovo "mole" é de mais fácil digestão do que o muito cozido.A casca do ovo é uma excelente fonte de cálcio, mas deve ser muito bem lavada antes de ser quebrada para evitar a contaminação por salmonela.

Mel:

O mel é um dos substitutos do açúcar, podendo substituir até metade do açúcar em algumas receitas de bolo.O mel puro cristaliza, e pode ser consumido desta forma.São conhecidos 350 tipos de mel, podendo variar na cor e no sabor.
 

Leite:

É considerado o mais rico dos alimentos, porque reúne uma grande quantidade de nutrientes. O leite em pó, que é obtido através da desidatração do leite fresco, contém proteínas, gorduras, carboidratos, enxofre, fósforo, cálcio, cobre, manganês, iodo, cloro, sódio, potássio, magnésio, zinco e as vitaminas A, C e do Complexo B.Quanto ao teor de proteína, um copo de leite equivale a uma fatia fina de queijo, ¼ de copo de iogurte ou 250g de creme de leite. O leite e seus equivalentes derivados devem ser consumidos nas seguintes quantidades diárias:Crianças e idosos: ½ litroAdolescentes: ½ a ¾ de litroAdultos: 1/3 de litroMães que amamentam: ¾ de litro
 

Queijo:

Concentra a parte mais nutritiva do leite, sendo obtido através da industrialização do coalho. Fortalece ossos e dentes, ajuda na coagulação sangüínea, na contração muscular e no funcionamento do sistema nervoso.É recomendado para crianças, adolescentes e doentes em fase de recuperação.O queijo branco, por possuir menos gordura, é indicado para regimes de emagrecimento.

Óleos Vegetais:

São de mais fácil digestão do que as gorduras, podendo reduzir o teor de colesterol no sangue.Uma família de quatro pessoas utiliza em média 3 litros de óleo por mês.O óleo queimado não deve ser reutilizado nem misturado com o óleo limpo, podendo causar doenças do estômago.

Peixe:

É excelente substituto da carne, sendo de mais fácil digestão por possuir pouca gordura. É rico em proteínas, sais minerais (como o cálcio, fósforo, iodo e cobalto) e vitaminas A, D e B, responsáveis pelo bom desenvolvimento do organismo. O cálcio e o fósforo são importantes para o cérebro, evitando assim o cansaço mental.Para que não perca suas propriedades nutritivas, o peixe descongelado não pode ser novamente congelado. Ele deve ser descongelado na geladeira, podendo estragar se for descongelado na água corrente.

Arroz Integral:

É recomendado na substituição do arroz branco, porque mantém as suas qualidades nutritivas na película interna (endocarpo). É rico em vitaminas, sais minerais e fibras dietéticas, sendo uma ótima fonte de amido energético. É desintoxicante e ajuda a regular as funções intestinais, aumentando a qualidade sangüínea, a resistência orgânica e o sistema imunológico.